Qual o seu core business? Saiba como identificar!

O core business influencia toda a interação da empresa com o ambiente. A estratégia, a relação com os stakeholders e o próprio modelo de negócios, tudo isso depende do que a organização faz em essência.

Gestores e executivos precisam estar atentos ao tema, pois, ao ter essa capacidade de conectar suas ações com o propósito da empresa, terão mais chances de crescer profissionalmente.

Para entender o que é core business e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, continue a leitura. Este conteúdo é um guia para definir e compreender a atividade principal da sua organização!

O que é core business?

O core business seria a atividade econômica principal da empresa. É um termo que pode ser traduzido como “cerne” ou “núcleo” do negócio, representando a essência do que é feito em uma organização.

No entorno dessa atividade, são desenvolvidos os negócios adjacentes. Por exemplo, um cinema — que tem a venda da opção de assistir a um filme como núcleo do negócio — pode comercializar alimentos (pipoca, refrigerante, doces etc.) ou brindes (copos comemorativos, brinquedos licenciados, etc).

Além disso, o core business gera a expectativa de que as partes interessadas serão satisfeitas com certos desejos e necessidades atendidos. Clientes, fornecedores, entidades públicas, investidores, parceiros e afins vão enxergar valor na atividade principal e estabelecer relações de troca.

O núcleo do negócio também exerce um papel importante para direcionar as estratégias, colocando o foco da empresa no lugar certo. Nesse sentido, as estratégias serão ofensivas ou defensivas, conforme priorizem a expansão ou proteção do core business no mercado.

É um tema, portanto, que merece total atenção dos gestores e executivos. Hoje, o profissional T Shaped, ou seja, que mesmo tendo uma especialidade consegue desenvolver um eixo generalista, é valorizado. Isso ocorre porque esse gestor entende a organização como um todo e alinha as ações específicas com o cerne do negócio.

Por que definir o core business?

A definição clara do core business é um ponto de partida para o fortalecimento da empresa, com a construção de vantagens competitivas. Confira alguns motivos para ter esse núcleo claro e bem definido.

Produzir melhores estratégias de negócio

As estratégias de negócio estarão mais aderentes ao que a empresa realmente faz. Além disso, vão partir da compreensão dos pontos fortes e fracos da atividade principal, tendo maior probabilidade de serem coerentes e efetivas.

Reduzir custos desnecessários

O core business deixa claro as relações típicas do Princípio de Pareto. Segundo ele, 20% do esforço é responsável por 80% do resultado. E, com a definição da atividade principal, torna-se mais fácil mapear quais são esses custos que fazem realmente sentido para o núcleo do negócio.

Ter ações mais otimizadas

A liderança de cada setor passa a alinhar as suas ações para com o core business. Assim, além de custos, a empresa não perde tempo e energia com questões contraproducentes, desenvolvendo um negócio mais otimizado.

Construir autoridade de marca no mercado

Ao entender o que a empresa faz em essência, a organização pode desenvolver atributos de marca, demonstrando sua competência em realizar a atividade principal e seus diferenciais em relação aos concorrentes. Trabalha-se bastante a autoridade de marca, gerando novas oportunidades de negócios.

Como identificar o core business de uma empresa?

A definição do core business pode ser feita a partir da análise das atividades da empresa. É preciso encontrar o que de fato é o centro da organização, diferenciando das atividades satélites ou adjacentes — que, inclusive, serão repensadas após se identificar o núcleo. Veja um passo a passo.

Entenda em que mercado a empresa está atuando

Um bom começo é saber quais são os segmentos de negócio em que a empresa atua. Um segmento corresponde a um grupo de clientes vinculado a um produto (em sentido amplo, produto, serviço, opção, seguro etc.). Empréstimo consignado para aposentados em geral, consultoria financeira para pequenas empresas e pães sem uso de ingredientes derivados de animais para veganos são exemplos.

Dentro do segmento, avalie também como os concorrentes se definem e como a empresa se diferencia deles. Ao final, use as informações para chegar a uma lista de segmentos mais importantes, que serão seus candidatos à atividade principal.

Defina público-alvo

Os grupos de clientes identificados devem ser conhecidos para entender quais deles fazem mais sentido priorizar. Imagine, por exemplo, um banco que fornece empréstimos consignados para aposentados e empréstimos pessoais para o público em geral. Se 80% dos resultados vêm do primeiro grupo, naturalmente esse segmento está mais próximo de ser a atividade principal.

Perceba que a empresa até pode desejar que o core business seja redefinido, passando a ter empréstimos para diferentes públicos como núcleo do negócio. Porém, para mudar, primeiramente será preciso entender a atividade principal.

Outro exemplo em que essa redefinição acontece é a transformação digital. É perfeitamente possível que uma varejista venda mais pela internet que em estabelecimentos físicos, tendo interesse em redesenhar o core business.

Para fazer essa diferenciação, procure entender quais são as personas atendidas em cada segmento de negócio, os canais de vendas utilizados e a importância deles para o resultado do negócio. Assim, os segmentos podem ser afunilados.

Avalie os seus diferenciais

Outro filtro importante é entender quais segmentos a empresa apresenta os maiores diferenciais competitivos. Ao definir o core business, tendo em vista um diferencial, as estratégias podem colocar a empresa bem à frente dos concorrentes.

Nesse sentido, pode acontecer de uma empresa ter dois ou mais segmentos de negócios com importância parecida. No entanto, se a organização realiza algo único e difícil de copiar em alguns deles, vale a pena focar nessa atividade, enquanto negócio principal.

Os segmentos podem ser equivalentes, mas a tendência é que, no longo prazo, a atividade com diferenciais seja mais sustentável contra concorrentes.

Monte uma estratégia de crescimento

O core business também pode ser identificado a partir do potencial de crescimento. Com a análise de dados por relatórios e planejamento de ações, os gestores podem pensar em como expandir o núcleo do negócio ou usá-lo como plataforma para criação de atividades satélites.

Essa projeção de crescimento leva uma empresa a identificar um segmento como mais importante que outro. Por exemplo, mesmo que a pipoca do cinema possa ter uma excelente lucratividade, é possível perceber que a exibição do filme é a plataforma para criar outros negócios coerentes com o principal.

No caso da expansão, a organização buscará formas de criar vantagens competitivas, impulsionar as vendas, construir diferenciais, fidelizar clientes, etc. Já na criação de negócios adjacentes, usará o know-how, a marca e os diferenciais já desenvolvidos para ter vantagem em outro segmento de negócios.

Sendo assim, é fundamental definir muito bem o core business e entender a relação com as atividades secundárias. Com isso, a organização consegue analisar seus pontos fortes para desenvolver uma estratégia direcionada e concisa.

Este artigo gerou valor para você? Então, acompanhe a UGlocal no Facebook, Instagram e LinkedIn para receber os conteúdos em primeira mão e ficar atualizado sobre as principais tendências de gestão empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *