O que é Employer Branding? Aprenda a utilizar essa estratégia

Um dos desafios das empresas é construir uma imagem positiva junto ao público. Até porque é isso que permite que suas soluções sejam aceitas com maior facilidade. Esse mesmo raciocínio pode ser adotado também em relação à atração de talentos. 

Quando a empresa é bem-vista, a tendência é que os talentos mais qualificados tenham interesse em trabalhar nela. Nessa lógica é preciso entender o que é Employer Branding.

Em resumo, essa é uma estratégia poderosa que permite direcionar a percepção das pessoas sobre o ambiente de trabalho.

Saiba mais sobre o que é Employer Branding na sequência e como utilizá-lo no seu negócio.

O que é Employer Branding?

De maneira geral, o que se conhece como Employer Branding nada mais é do que um conjunto de técnicas, onde o objetivo é promover uma percepção positiva em relação ao ambiente profissional de um indivíduo

Assim, a ideia é que a empresa como empregadora e a relação entre as equipes sejam entendidas como um ponto forte do empreendimento.

Na prática, essa é uma estratégia de atração e retenção de talentos. Com ela é possível qualificar o processo produtivo e, mais do que isso: impactar positivamente aquilo que se entrega para o consumidor final.

Empresas que sabem o que é Employe Branding costumam ser aquelas que conseguem alinhar os profissionais com suas necessidades. É isso o que as tornam mais estratégicas na elaboração de seus processos internos.

No geral, o Employe Branding acaba sendo uma forma de aperfeiçoar o recrutamento a partir de uma imagem positiva que a empresa tem junto a seus colaboradores. O curioso é que essa percepção chega ao ambiente externo e ajuda outros profissionais a se interessarem pela organização.

Qual é a sua importância para as empresas?

Existem muitos benefícios em saber o que é Employe Branding e adotar essa técnica. O principal talvez seja ter como direcionar a imagem que as pessoas têm do seu local de trabalho. E isso é especialmente interessante para atrair talentos e diminuir a rotatividade.

Com um sentimento de pertencimento, fica muito mais fácil o colaborador se preocupar com os objetivos da empresa. Assim, a tendência é que apareça uma série de benefícios, tais como:

  • diminuição de custos com processos de seleção;
  • maior engajamento dos funcionários;
  • posicionamento da empresa de maneira diferenciada no mercado;
  • divulgação espontânea do ambiente da empresa;
  • satisfação pessoal da equipe.

As técnicas que compõem o Employer Branding

O planejamento certamente é essencial para a aplicação do que é Employer Branding. É a partir dele que as estratégias podem ser definidas para serem aplicadas e acompanhadas ao longo do tempo.

Além disso, com o marketing digital, é possível divulgar interna e externamente as ações que farão a empresa se destacar.

Também é importante trabalhar com a definição de uma cultura organizacional. É a partir do estabelecimento de diretrizes como visão, missão e valores do empreendimento que os caminhos devem ser traçados.

Atenção à chamada cultura do feedback, que permite identificar problemas no clima organizacional para criar soluções visando o bem-estar comum.

O chamado EVP, por sua vez, é sigla para Employee Value Proposition, ou seja, proposta de valor ao colaborador. Com ela, é possível atrair novos talentos por demonstrar interesse em gerar valor para eles na organização.

Por fim, transparência e onboarding aparecem entre as técnicas mais adequadas. É preciso valorizar a integração e a adaptação dos funcionários, investindo na criação de um ambiente empresarial harmonioso para todos os envolvidos.

O conceito de Employer Experience

É possível pensar na vida organizacional indo além das remunerações. Quando se considera todo um processo de valorização centrado no colaborador, surge o Employer Experience

Na prática, o objetivo aqui é promover ações capazes de gerar crescimento e bem-estar das equipes em uma determinada empresa.

Assim, as bases para entender o que é Employer Branding estão na capacidade de o RH de uma empresa trabalhar com o Employer Experience, direcionando as atenções para a conexão entre os colaboradores e o impacto disso no coletivo.

As melhores estratégias de Employer Experience

O melhor caminho para implantar esse conceito no seu negócio se dá em 3 passos.

1. Escutar e identificar as demandas dos colaboradores

A realidade é que cada pessoa funciona de um jeito e só tem uma forma de você saber qual é: perguntando. Como as necessidades são diferentes, fica muito difícil quando se tenta adivinhar o que cada um quer.

O segredo então é trabalhar com pesquisas. É preciso saber especialmente sobre:

  • quais são as aspirações pessoais do colaborador;
  • quais são suas aspirações profissionais;
  • quais são as ideias têm em relação à empresa;
  • o que ela gostaria de expressar sobre o ambiente.

2. Fazer o alinhamento entre interesses

A partir do momento em que se conhece os anseios das pessoas, é preciso torná-los compatíveis com o que a empresa precisa. Esse é o grande desafio.

Fazendo com que ambos andem juntos, a tendência é que a motivação seja um diferencial para o empreendimento em termos de atração de talentos.

3. Construir um ambiente positivo de trabalho

Com foco nas demandas dos colaboradores e da empresa é que deve ser montado o ambiente de produção. Isso diz respeito não só à questão estrutural, com salas arejadas e seguras, mas também à própria dinâmica das atividades.

Com ações visando o bem-estar de quem está disposto a crescer conforme os interesses da empresa, é bem provável que o ambiente positivo de trabalho seja reconhecido internamente no curto prazo e, externamente, no médio e longo prazos.

Cases conhecidos

Por fim, saiba que o Employer Branding costuma ser aplicado em empresas como a RiHappy, que se dedica a contratar apenas mães para determinados projetos com foco na maternidade. 

Assim ela aproveita a sensibilidade desse público para falar a língua do cliente e facilita a recolocação de mulheres no mercado de trabalho em uma fase que é mais difícil profissionalmente.

Já o Booking.com criou um projeto em que era solicitado que seus colaboradores documentassem suas viagens de férias usando determinada câmera oferecida pela empresa. A ideia era dar à equipe a vivência da experiência desejada para seus clientes. E isso foi essencial para gerar engajamento e atingir o público externo.

Entendeu agora o que é Employer Branding? Então não deixe de acompanhar nossas postagens nas redes sociais para conferir muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *