Entenda a influência da experiência de aprendizagem na capacitação profissional

A learning experience ou experiência de aprendizado é fundamental nos processos de capacitação. As pessoas têm diferentes estilos de aprendizagem, e isso precisa ser considerado no momento de planejar cursos, imersões, masterclasses, etc.

Aliás, com os avanços tecnológicos e científicos, as formas de comunicação e os mecanismos para absorver o conteúdo evoluíram bastante. É possível ser mais dinâmico e considerar as diferenças entre as pessoas para compor uma excelente experiência.

Neste conteúdo, abordamos a importância da learning experience e como obter uma qualificação adequada para gestores e executivos. Prossiga!

A importância da experiência de aprendizado

Experiência de aprendizado é aquilo que a pessoa vivencia, por meio dos sentidos, no processo de absorção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Assim, influencia o desempenho do aluno, em termos de interesse, entendimento, memorização, mudança de comportamento, etc.

Diferentes estilos de aprendizagem

Essa experiência está relacionada aos estilos de aprendizagem. Se a interação ocorre pela via mais compatível com as particularidades da pessoa, melhor será o desempenho. Nesse sentido, são identificadas quatro estratégias:

  • visualização: gráficos, mapas mentais, desenhos, painéis, observação de cenas, etc;
  • audição: gravações, podcast, escuta em conversas, aulas expositivas, etc;
  • leitura e escrita: textos, artigos, anotações, livros etc;
  • cinestesia: prática, movimento corporal, coordenação motora, execução, exercícios e outras formas de aprender fazendo.

Conexão com o contexto de trabalho

Igualmente, o contexto de quem aprende influencia o processo. Um gestor, por exemplo, pode estar interessado e ter grande absorção sobre conteúdos que vão resolver problemas. Por outro lado, se a capacitação for genérica e não tiver conexão com o trabalho, naturalmente a absorção será menor.

Oferecer capacitações relevantes para os desafios atuais do gestor

As capacitações precisam estar alinhadas com o momento para que a pessoa tenha uma boa experiência de aprendizado. 

Por exemplo, o gestor de uma empresa com alta maturidade de processos provavelmente estará mais interessado em gestão de mudança, liderança e inovação, que definição e padronização de rotinas. Esse segundo conteúdo é importante, mas não nesse momento da organização.

Desafios e conteúdos em nível adequado

O alinhamento entre a experiência de aprendizado e as necessidades do profissional pode ser vista, ainda, no nível da qualificação. 

Na educação executiva, os profissionais já contam com um conhecimento prévio sobre suas áreas, e a capacitação precisa tirar gestores e executivos da zona de conforto para eles darem o próximo passo em suas carreiras.

Autonomia no aprendizado

Por fim, a experiência envolve a autonomia nos estudos. Algumas pessoas aprendem melhor quando são mais livres para buscar o conhecimento, enquanto outras aderem melhor a planos mais rígidos. 

É importante ter uma capacitação conveniente para suas rotinas e seu modo de aprender.

Os benefícios de uma boa experiência de aprendizado

A experiência de aprendizado é um ponto de virada nas capacitações. Em vez de as pessoas se adaptarem a um estilo e metodologia, a abordagem tenta ser aderente às particularidades dos indivíduos. Com isso, temos inúmeras vantagens para os profissionais.

Contextualização do desafio

Uma boa experiência de aprendizado apresenta desafios para o gestor ou executivos, que serão contextualizados com a teoria, prática e interação sugeridas.

Interação entre alunos

A experiência pode se basear igualmente no aprendizado social, ou seja, que acontece nas relações interpessoais. Mesmo quem se adapta bem a aulas e leituras, pode colher benefícios de dinâmicas, tarefas e exercícios em grupo.

Troca de experiências reais

Um desses benefícios é conhecer diferentes perspectivas e casos reais

Os profissionais em altos cargos de liderança, geralmente, já dominam os conceitos básicos e precisam entender as aplicações específicas. Aliás, o networking profissional é uma excelente ferramenta para realizar esse aprofundamento.

Democratização do ensino

O ensino focado na experiência de aprendizado considera as diferenças entre as pessoas. Assim, em vez de ter uma única abordagem, aposta em diferentes estratégias. Cada um pode usar dos seus pontos fortes para absorver o conteúdo e desenvolver competências.

Maior interesse e retenção do conteúdo

Por isso mesmo, a learning experience afeta quanto os gestores e executivos vão se interessar pela capacitação. 

Um assunto que faz sentido, abordado da maneira adequada, naturalmente engaja as pessoas no processo de aprendizado, aumentando a retenção. Além disso, à medida que os conteúdos são aplicáveis ao trabalho, o uso reforça a memorização e ajuda a driblar o esquecimento.

Conveniência para os alunos

Os cuidados com a experiência são importantes para que as pessoas acessem o conteúdo nas condições ideais. Alguns terão mais disponibilidade para frequentar capacitações presenciais, outros preferem a flexibilidade do acesso remoto. 

É importante que essas variáveis sejam consideradas para que todos alcancem os resultados desejados, ainda que por vias diferentes.

A aplicação da learning experience na prática

Na UGlocal, o conceito de experiência de aprendizado ganha vida nas masterclasses internacionais

Essas capacitações são planejadas para as necessidades de profissionais que ocupam ou almejam cargos de liderança. São um caminho para continuar o desenvolvimento de carreira, mesmo quando já se tem uma boa posição.

Para isso, as masterclasses utilizam o modelo de imersão. A partir de um tópico central, o tema é encarado por diferentes metodologias e perspectivas, geralmente, em dois dias de curso. Com isso, elas mesclam diferentes abordagens para que cada pessoa aprenda conforme os seus pontos fortes.

Inicialmente, o conteúdo é visto em palestras, aulas, workshops e debates ao vivo. Além disso, os profissionais podem usar os momentos de networking para trocar informações e compartilhar suas opiniões com outros profissionais.

Depois, todo material é gravado e disponibilizado para quem prefere estudar, fazendo pausas, dividindo o conteúdo e realizando anotações, por exemplo.

Ao longo dos dias de imersão, os temas são desdobrados em questões reais e específicas para que o gestor consiga aplicar o conteúdo na prática. 

Por exemplo, se o tópico central da masterclasses é o “Digital Profitability“, isso será especificado em situações reais, como “definir um roadmap a partir da proposta de valor do produto”,  “tornar um setor da empresa adaptado ao resultado digital rentável” e “fazer das ferramentas digitais uma vantagem competitiva e rentável”.

Em síntese, entre outros pontos ligados à learning experience, os programas da UGlocal são estruturados da seguinte forma:

  • conteúdo ao vivo e exclusivo;
  • acesso às gravações;
  • tradução simultânea;
  • momentos de networking;
  • sessão de perguntas e respostas;
  • certificação internacional.

Nas imersões, os gestores e executivos terão contato com profissionais de referência no mercado nacional e internacional, como professores de Harvard, Hult International, IE Business School, Columbia e IMD

Assim, é possível ter uma perspectiva global sobre os assuntos, alcançando um novo estágio de conhecimento.

A experiência de aprendizado adequada para executivos e gestores impulsiona o desenvolvimento profissional. É uma forma de receber um conteúdo adequado para os problemas e desafios reais, em vez de materiais genéricos e pouco conectados às suas necessidades.

Que tal dar o próximo passo no seu desenvolvimento de carreira? Conheça as soluções de capacitação da UGlocal e aprenda com profissionais de referência no mercado global!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *