Intraempreendedorismo: desenvolvendo oportunidades internamente

Quantas vezes os gestores olham para dentro da empresa em busca de inovação, em vez de irem ao mercado atrás dessas oportunidades? 

O intraempreendedorismo é um dos caminhos para agregar valor ao negócio e desenvolver novas soluções, mas nem as empresas exploram esse viés em seus colaboradores.

Para alcançar o intraempreendedorismo, é importante ter líderes que consigam estimular os profissionais e contar com uma empresa aberta a ouvir os colaboradores. 

Assim, as propostas internas podem vir à tona, sendo o foco de inovação que a organização necessita para sobreviver e crescer em seu ambiente de negócios.

Neste conteúdo, abordamos o que é intraempreendedorismo e como os gestores podem implementar essa prática internamente. Continue a leitura!

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é a capacidade de identificar necessidades e oportunidades dentro da empresa, encarregando-se de atendê-las com diferentes formas de valor, como novos produtos, serviços, rotinas e métodos de trabalho.

Em vez de montar um negócio para colocar a solução no mercado, o profissional contribui dentro da organização preexistente. Não à toa, o intraempreendedorismo é uma das ferramentas mais importantes para promover a inovação nas empresas.

Aliás, o empreendedor interno não está restrito a um departamento. Assim como todas as áreas podem ter problemas, necessidades e oportunidades não atendidas, nenhuma delas deixará de se beneficiar da presença de intraempreendedores em suas equipes.

Quais são os tipos de intraempreendedorismo?

A prática do intraempreendedorismo pode ser desenvolvida como spin off ou como geração de valor agregado. No primeiro tipo, o projeto é destacado das atividades atuais da empresa, enquanto no segundo é voltado para favorecer o negócio.

Se um talento desenvolve um aplicativo mais eficiente para atender aos clientes atuais, o intraempreendedorismo gerou valor agregado. Porém, se o aplicativo é um novo produto, desvinculando-se do que já é feito, haverá um spin off.

O intraempreendedorismo spin off, portanto, é bastante indicado para encontrar novos segmentos de mercado em que a organização possa atuar. Já o de valor agregado está voltado para produtividade, eficiência operacional, redução de custos e outros benefícios para aquilo que já é realizado.

Quais são os benefícios para a empresa?

Os dois tipos de intraempreendedorismo são benéficos para a empresa. A organização se torna um ambiente mais atrativo para os melhores talentos e consegue inovar, logo, supera dois dos maiores desafios dos ambientes de negócios atuais.

Além disso, veja outros benefícios agregados ao intraempreendedorismo: 

Valorização dos colaboradores

Os colaboradores são valorizados por suas habilidades humanas, como criatividade, adaptabilidade, inteligência e proatividade.

Até porque, com a automação de tarefas em muitos setores, o trabalho mudou, e muitas áreas já não demandam tanto a capacidade de executar rotinas repetitivas, e sim novos talentos ligados à criatividade e inovação. E o intraempreendedorismo ajuda a construir essa mudança de perfil na empresa.

Retenção de talentos na empresa

As oportunidades de intraempreender complementam a proposta de valor para o colaborador, com perspectiva de crescimento, valorização da criatividade e variedade no trabalho. 

Assim, é um ambiente mais interessante para as pessoas trabalharem, o que se reflete na atração e retenção de talentos.

Criação de uma cultura forte para mundo atual

A empresa fortalece uma cultura inovadora e empreendedora, que será mais adequada para o mundo de hoje. 

Como as incertezas e mudanças fazem parte dos ambientes de negócios, a demanda por inovar e reinventar-se pode surgir a qualquer momento. Logo, ter pessoas com a capacidade de promover essas mudanças faz toda a diferença.

Ajuda a encontrar soluções além do óbvio

Também aumentamos as chances das soluções irem além do óbvio. As diferenças entre as pessoas e a participação de todos os níveis da organização favorecem a inovação. Isso porque, os problemas serão abordados a partir de inúmeras visões de mundo, networking, conhecimentos, experiências e perspectivas, aumentando as chances de nascerem soluções inesperadas.

Aumenta o capital intelectual

O acúmulo de soluções de produto, serviço, métodos de trabalho, processos, etc, agrega valor ao capital intelectual da empresa

Em diversos contextos, essa riqueza será mais importante, até mesmo, que o capital financeiro. Já que uma empresa tendo o know-how para desenvolver uma atividade, pode buscar um empréstimo ou um investidor, para suprir a necessidade de recursos. Portanto, vale a pena construí-la internamente.

Como fomentar o comportamento intraempreendedor?

Para fomentar o comportamento intraempreendedor, precisamos mudar a gestão de pessoas.

Veja quais requisitos adotar para mudar o capital humano da sua organização, favorecendo a presença de intraempreendedores nas equipes:

Desenvolver competências

Em primeiro lugar, as competências ligadas ao perfil intraempreendedor devem ser consideradas em recrutamentos e avaliações de desempenho. Ademais, a organização deve adotar programas de desenvolvimento para capacitar os colaboradores em temas como criatividade, inovação e empreendedorismo.

Escutar os colaboradores

Os gestores podem investir em canais para que as ideias e projetos dos colaboradores cheguem até os tomadores de decisão. Abrir espaço para sugestões em reuniões, criar concursos internos, ter um responsável por receber novos projetos e, até mesmo, colocar as caixas de sugestão são exemplos.

Utilizar a experimentação

A empresa pode utilizar a experimentação para validar ideais antes de realizar um grande investimento. 

Um novo produto pode vir na forma de protótipo, uma mudança no atendimento pode ser encenada, uma promoção pode começar em um dos estabelecimentos de rede. São várias as opções para colocar ideias à prova e minimizar custos.

Qualificar as posições de liderança

No entanto, o ponto de partida será o desenvolvimento dos líderes. Quem está à frente da equipe influencia desde a seleção dos colaboradores até os comportamentos valorizados no dia a dia. Logo, são os primeiros que devem receber atenção quando pensamos em mudanças.

Ter líderes com o perfil empreendedor será o motor para inspirar os colaboradores, incentivando a inovação na empresa. Para isso, é importante que os profissionais consigam compartilhar sua visão com os membros do time, e que, ao se identificarem com a proposta do gestor, estejam mais engajados a participar de sua construção.

Em síntese, para o intraempreendedorismo ser parte da cultura organizacional, os líderes precisam patrocinar a mudança internamente. Dessa forma, o comportamento será espelhado pelos colaboradores. Transformando-se em um dos padrões de comportamento compartilhados pelos membros da equipe.

Para acompanhar outras tendências de gestão e liderança, siga a Uglocal no LinkedIn e acompanhe nossos programas de desenvolvimento profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *