Liderança exponencial: conheça a essência do gestor do futuro!

Já parou para pensar que o perfil dos “chefes” de hoje é bem diferente do que se via a alguns anos atrás? 

Nesse cenário de mudanças do mundo corporativo, surge a chamada liderança exponencial, conceito que se refere ao comportamento esperado de um bom gestor durante as tomadas de decisões.

Se antes o autoritarismo e a impassibilidade eram características comuns, e até esperadas, de grandes líderes, nos dias atuais tanto empresas quanto empregados esperam por posturas opostas a essas, especialmente mais flexíveis.

Caso já atue em uma posição de liderança, ou deseja alcançar esse posto no decorrer da sua carreira, saber o que é liderança exponencial e como se tornar um líder com esse perfil, pode fazer toda a diferença para o seu crescimento profissional.

Entre as diversas vantagens de adotar um comportamento como esse estão o aprimoramento do relacionamento com os colaboradores da sua equipe e com outros gestores e a adaptação mais fácil às mudanças do mercado.

Achou interessante? Então confira agora, neste artigo, o que é liderança exponencial, quais as características de um líder com esse perfil, e o que é preciso para se tornar um gestor exponencial.

O que é liderança exponencial?

Liderança exponencial é um conceito utilizado para definir um modelo de chefia na qual o líder se depara com um cenário incerto e complexo, situação que exige dele novas competências e atitudes para que, assim, consiga tomar a decisão certa para o momento enfrentado.

O termo, que foi criado por Lisa Kay Solomon — líder de inovação em design que atua com foco em auxiliar líderes a como serem mais resilientes, criativos e flexíveis — faz referência à expressão matemática que identifica condições de variação alta e/ou crescimento de números.

Assim, entende-se que uma liderança exponencial é aquela cujo líder consegue se adaptar de maneira rápida e fácil a diferentes situações, com inteligência emocional para lidar com as pessoas relacionadas, além de disciplina, empatia e profissionalismo.

Quais as principais diferenças entre liderança exponencial e liderança transacional?

Uma boa forma de entender o que é liderança exponencial é fazendo um comparativo com a liderança transacional.

Enquanto a liderança exponencial pede dos gestores uma postura, digamos, mais humana e atual, a liderança transacional é aquela pautada na autoridade, recompensas e até mesmo em punições, dependendo do volume, tipo e qualidade de trabalho entregue pelos subordinados.

De modo geral, a liderança transacional é aquele perfil antigo de chefe, conforme citamos no início deste artigo, comumente direcionada por regras rígidas e pouca flexibilidade para com os colaboradores.

Não se trata de um perfil de liderança que fomente o engajamento dos profissionais, tão pouco a sua motivação, valorização ou bem-estar no local de trabalho. Ainda assim, é possível ver alguns pontos positivos em uma liderança transacional, a exemplo de alcance de metas e de uma forma de comunicação mais direcionada e direta.

Mesmo com esses pontos favoráveis, esse é um estilo de gestor que, cada dia menos, vem sendo procurado pelas empresas ou aceito pelos subordinados, dando espaço à liderança exponencial e aos seus benefícios.

Quais são as características de líder exponencial?

As quatro principais características de um líder exponencial são: 

  • visão de futuro;
  • anseio por inovação;
  • respaldo na tecnologia;
  • valorização do ativo humano.

Visão de futuro

É possível dizer que, na liderança exponencial, o gestor está sempre um passo à frente. Isso acontece porque ele se mantém atualizado sobre novos conceitos e tendências relacionados ao seu mercado de atuação.

Com isso, esse líder tem mais preparado para lidar com situações novas, visto que já se preparou para elas.

Anseio por inovação

Seguindo esse mesmo princípio, a liderança exponencial pede gestores que não tenham medo de inovar.

A ideia quanto a essa característica é “pensar fora da caixa”, encontrando meios novos de solucionar problemas, mantendo o foco em trazer os melhores resultados para os seus subordinados e para a empresa no geral.

Respaldo na tecnologia

Obviamente, fica um tanto difícil inovar sem utilizar a tecnologia. Por isso, outra característica da liderança exponencial é o uso de soluções inovadoras que facilitem processos, otimizem atividades e dinâmicas de atuação, e que contribuam para gerar retornos maiores para o negócio.

Valorização do ativo humano

E ao contrário da liderança transacional, a liderança exponencial preza pelo ser humano. Um líder com esse perfil valoriza e motiva os seus colaboradores, sem perder o profissionalismo, e sem deixar de exigir que entreguem o esperado de cada função.

O resultado de uma postura desse tipo é uma empresa com ambiente de trabalho mais saudável, harmônico, eficiente e agradável para se trabalhar, o que pode colaborar para atrair e reter talentos.

Como se tornar líder exponencial?

Após descobrir todas essas características sobre a liderança exponencial, você deve estar se perguntando como se tornar um líder com esse perfil, certo? Nossas dicas para isso são: 

  • tenha uma postura de gestão mais aberta e flexível;
  • expanda a sua mente para lidar com diferentes cenários;
  • busque meios de trazer inovação para o seu setor;
  • busque por educação executiva, se atente às novidades da sua área e, sempre que possível, tente trazê-las para a sua empresa;
  • não tenha medo de mudanças;
  • motive, valorize e engaje os seus colaboradores;
  • deixe de lado regras infundadas ou que não trazem nenhum benefício;
  • pesquise e estude sobre novas tecnologias;
  • tenha empatia;
  • atente-se aos impactos positivos e negativos que a sua gestão traz, tanto para o seu time quanto para os demais departamentos da companhia;
  • pense no futuro, no seu crescimento profissional e no dos seus subordinados;
  • busque meios de ter equilíbrio emocional e profissional;
  • considere e se atente à cultura organizacional;
  • ouça os seus colaboradores e aprimore a sua forma de se comunicar;
  • reconheça e valorize os esforços do seu time;
  • se interesse pelas conquistas da companhia;
  • dê feedbacks que gerem pontos de melhoria e motivação;
  • procure novas especializações;
  • nunca pare o seu aprendizado. Continue se desenvolvendo profissionalmente.

Agora que você já sabe que liderança exponencial é o conceito que define um líder que sabe como deve agir quando se depara com cenários incertos e complexos. Continue seu desenvolvimento, como foi dito no último ponto e não deixe de ler o artigo “O que você precisa para não frear o desenvolvimento profissional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *