Mentalidade Global: saiba como estimular essa habilidade

Buscar profissionais de alto desempenho continua sendo uma das principais prioridades das empresas em praticamente todos os setores. Hoje, em meio a essa procura, um tema recorrente é atrair e manter pessoas com uma mentalidade global.

A mentalidade global ajuda a inserir as organizações no mercado internacional. Assim, além da possibilidade de expandir para fora do país, consegue-se identificar, no ambiente global, as vantagens competitivas que serão diferenciais internamente.

Neste conteúdo, entenda como os gestores podem desenvolver esse mindset em si mesmos e em suas equipes. Com isso, sua atuação terá ainda mais impacto no ambiente empresarial, facilitando o seu desenvolvimento de carreira!

O que é mentalidade global?

Em artigo da Forbes, encontramos uma excelente definição do que é a mentalidade global:

A mentalidade global pode ser definida como a capacidade de perceber e decodificar comportamentos em múltiplos contextos culturais. É uma capacidade de se conectar com pessoas de outras culturas em um nível intelectual e emocional.

Na prática, ter o global mindset inserido na cultura organizacional alarga o potencial de crescimento das empresas. Isso pode acontecer tanto com a participação no mercado externo como pela adoção de práticas globais no interno.

Pessoas com essa mentalidade buscam recursos e soluções mesmo fora do país. Um exemplo é avaliar fornecedores estrangeiros, outro é agregar talentos de qualquer lugar do mundo e um terceiro é obter tecnologias que ainda não chegaram no mercado nacional.

Da mesma forma, o benchmarking é ampliado. A organização avalia as práticas mais bem-sucedidas globalmente, que podem ser utilizadas para construir diferenciais competitivos.

Além disso, as empresas se tornam conscientes dos efeitos de eventos externos em suas atividades, ainda que locais. Recentemente, por exemplo, foi percebido o aumento do preço dos combustíveis, em decorrência do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Por fim, a mentalidade global faz a organização enxergar consumidores e segmentos de mercado fora do país. Nascem requisitos para desenvolver produtos, estratégias, e tecnologia, que precisam se adequar a intenção da empresa em explorar o mercado externo.

Como estimular a mentalidade global?

Para inserir a mentalidade global em suas culturas, as organizações necessitam de pessoas que tragam novas competências e experiências para o negócio. Se a empresa se mantiver fechada ao novo, a tendência é que a mudança não se concretize.

Nesse contexto, gestores que contam com essa mentalidade e sabem promovê-la internamente ganham destaque. É a lei da oferta e demanda. Ao satisfazer necessidades da empresa e torná-la mais competitiva, é natural que se consiga receber melhores oportunidades.

Quer saber como pensar usando a mentalidade global e formas de aplicá-la no ambiente empresarial? Confira as dicas abaixo:

Reconheça a necessidade de mudança organizacional

Como ponto de partida, o gestor deve abandonar o pensamento conservador — de estabilidade e manutenção das coisas. Ter uma mentalidade global representa sair da zona de conforto, mudanças, iniciativas e inovação na empresa.

Invista em formação profissional

A mudança precisa ser alimentada com competências profissionais. Ter uma perspectiva global é necessário até em competências que já conhecemos, pois o benchmark ou modelo de comparação passam a ser boas práticas globais.

Considere, por exemplo, a liderança exponencial. Mesmo alguém que tem uma boa condução das equipes pode subir mais um degrau se tiver a capacidade de lidar com cenários incertos e complexos, que é o atributo-chave para caracterizar esse modelo globalmente discutido.

A capacitação tendo em vista uma mentalidade global pode envolver todas as pessoas: o próprio gestor, os colaboradores e colegas de trabalho. Um bom exemplo é ingressar em imersões internacionais para executivos e gestores, que  aproximam as culturas e práticas externas dos participantes.

Atualize os sistemas e processos herdados

Os sistemas de informação e processos que já existem precisam ser atualizados para lidar com diferentes contextos. Imagine, por exemplo, um software de RH. Se a empresa contrata em diferentes países, será necessário adaptar a tecnologia à legislação trabalhista de cada local.

O ideal seria já estruturar um processo ou escolher fornecedores de tecnologia abertos a essa expansão. Contudo, quando o gestor recebe um sistema legado, nem sempre isso é possível, criando a necessidade de atualizar ou substituir as soluções utilizadas.

Crie um grupo de orientação internacional

Outra medida é estruturar um grupo com poderes e responsabilidades para dar suporte à globalização da empresa, combinando profissionais de diferentes níveis hierárquicos e setores. Esse grupo pode estudar o ambiente de dentro e fora da organização, entendendo aspectos como:

  • forças;
  • fraquezas;
  • desafios;
  • oportunidades;
  • estratégias;
  • melhorias.

Desenvolva artefatos da nova cultura

O gestor pode inserir elementos externos que reforcem a mentalidade global enquanto parte da cultura. Colocar sinalizações em diferentes idiomas, adotar mantras (“global primeiro”, ou “seja global”) e fomentar o contato dos profissionais com estrangeiros são exemplos.

Amplie sua rede de contatos profissionais

Um último ponto é expandir o networking. É necessário ter bons relacionamentos, tanto pessoais como da organização, para ter mais interação com o mercado global. Eventos internacionais, por exemplo, são excelentes para ter contatos que podem gerar conhecimento e oportunidades.

Quais são os benefícios da mentalidade global?

A mentalidade global é um investimento. Os retornos obtidos justificam ela ser priorizada, bem como o esforço empregado em capacitação, networking, e mudanças culturais. Veja as principais vantagens.

Oferecer uma visão clara para equipe

O gestor consegue desenvolver auto-gestão e liderança de equipe mais efetivas. A mentalidade global coloca uma visão de mundo capaz de inspirar pessoas e encorajá-las no processo de desenvolvimento. Assim, tanto a equipe como o gestor se beneficiam dessa mudança de mindset.

Ter vantagem competitiva

A organização busca novas fontes de inspiração para suas atividades. Modelos de trabalho, práticas, soluções de produto, tecnologias, e processos passam a ter o mercado global como benchmark, o que certamente significa sair na frente dos concorrentes.

Aumentar o desempenho

Outra característica é ampliar o capital intelectual com novas competências e experiências. Assim, a empresa consegue ser mais produtiva e eficiente em perseguir seus objetivos, especialmente em relação a ter equipes de alta performance.

Melhorar a satisfação no trabalho

Incentivar o desenvolvimento de uma mentalidade global e expandir o negócio nessa direção gera oportunidades internas. Com isso, os colaboradores são incentivados a se dedicar e desenvolver competências, tendo em vista a possibilidade de se beneficiar delas.

Sendo assim, a mentalidade global mobiliza pessoas e agrega valor para a organização. Por isso, os gestores devem estar atentos a essa tendência. Afinal, contribuir para essa transformação da empresa pode facilitar o desenvolvimento de carreira.

Para acompanhar as tendências do mercado de trabalho global, siga a UGlocal no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *