6 formas de avaliar e desenvolver o Organizational Behavior nas empresas

A diversidade nas empresas é um tema recorrente e a organização que deseja alcançar esse patamar deve se preparar adequadamente. É preciso promover um ambiente de trabalho moderno, próspero e saudável, essencial para a aplicação da Organizational Behavior.

O comportamento organizacional, aliás, tem sido um dos elementos-chave para o bom desempenho e sucesso corporativo. É um termo que se sustenta em importantes pilares como engajamento, motivação e produtividade.

Neste post trazemos o conceito de Organizational Behavior e seus impactos dentro de uma empresa. Continue lendo para conhecer 6 maneiras de mapear, avaliar e promover ações para o bom desenvolvimento do comportamento organizacional!

O que é organizational behavior?

A Organizational Behavior Management (OBM) ou Gestão do Comportamento Organizacional pode ser entendido como um conjunto de análises. Sua aplicação tem como objetivo fazer um levantamento geral sobre o comportamento dos profissionais de uma empresa.

Para isso, a OBM leva em conta três campos de atuação:

  • gestão de desempenho;
  • desenvolvimento de estratégias para organizações;
  • segurança com base no comportamento.

Cada campo se dedica a objetivos distintos como melhorar a performance dos colaboradores, preparar e acompanhar a gestão estratégica do negócio e prevenir os acidentes de trabalho — todos, no entanto, dedicados a entender o comportamento e como agir diante dessa análise.

Quais são os impactos desse conceito nas empresas?

A partir do momento que o comportamento é compreendido dentro dos campos de atuação, será mais fácil traçar estratégias para a força de trabalho. Para envolver as pessoas, é preciso ter um direcionamento, com visão dos resultados de médio a longo prazo.

Quando uma empresa implementa sua cultura organizacional tem como meta alinhar às expectativas e ao fit cultural dos colaboradores. Esse é um princípio que deve valer para os futuros candidatos a uma vaga de emprego.

Essa conexão estabelece e fortalece o vínculo entre empresa e empregados, fazendo com que o comportamento organizacional seja sintonizado. A leitura comportamental adequada ajuda na criação de uma cultura diversa que seja benéfica para todos os envolvidos.

O comportamento organizacional influencia o ambiente de trabalho, sendo determinante para um clima positivo ou negativo. Nesse contexto, a Organizational Behavior é um instrumento ideal para ajudar a empresa a conquistar esse lugar que prioriza a diversidade.

Como aplicar a Organizational Behavior? 6 formas de avaliação e desenvolvimento

A Organizational Behavior é analítica, logo, precisa de dados e referências para mapeamento e avaliação. Só assim, será possível chegar a resultados que validem ou não a percepção sobre o comportamento organizacional.

São as análises também que vão colaborar para o desenvolvimento das ações preventivas, para manter o que está dando certo ou corretivas, para ajustar as inconsistências e evitar que o ambiente seja contaminado por conflitos e divergências.

Existem diferentes modos de colocar a Organizational Behavior em prática e extrair diagnósticos importantes. Listamos pelo menos 6 exemplos do que você pode utilizar para dar maior tangibilidade ao conceito nascido dos princípios do Behaviorismo!

1. Faça avaliações de desempenho

Ao avaliar o desempenho é possível também avaliar o comportamento, levando em conta as dificuldades ou facilidades de execução de tarefas. Há casos em que a baixa performance pode estar relacionada ao distanciamento da liderança ou ao ambiente ruim da empresa.

Muitos colaboradores não entendem ou concordam com as orientações, mas não se sentem confortáveis para fazer perguntas ou dar sugestões. Esse pode ser o reflexo de um ambiente que precisa trabalhar a coletividade, o autogerenciamento e o acesso à  liderança.

Na avaliação pode ser que se descubra profissionais subaproveitados, ou seja, com habilidades e competências que podem ser usadas em outras funções. Um remanejamento ou troca de área pode resolver todos os problemas e melhorar um comportamento desengajado.

2. Trabalhe o engajamento e clima

Ter colaboradores com engajamento depende muito de como está o clima na empresa, tanto do ambiente quanto das relações interpessoais. Um profissional interessado em crescer e se desenvolver na carreira precisa de estímulo.

A motivação diária é resultado da valorização, da visualização de oportunidades e de um ambiente saudável e colaborativo. As pessoas passam mais tempo dentro de uma empresa do que em suas próprias casas — elas precisam sentir que vale a pena acordar todos os dias para estar ali.

3. Alinhe os colaboradores com a cultura da empresa

Falamos da ligação entre o fit cultural e a cultura organizacional, que alinha as necessidades dos colaboradores e os objetivos da empresa. É fundamental que os talentos enxerguem os valores defendidos pela empresa e que se sintam pertencentes.

Toda organização enfrenta problemas e dificuldades, mas com uma cultura bem definida, o comportamento organizacional será capaz de ajudar a vencer os desafios. A técnica da OBM se aplica na base de construção da cultura — é preciso analisar se procede com o momento atual da empresa.

4. Avalie os índices de turnover

Quais são os motivos que levam os talentos a se desligarem da empresa? Uma rotatividade elevada de colaboradores pode ser indício de insatisfação com a cultura, liderança ou ambiente de trabalho.

Colaboradores que têm o apoio da liderança para contribuir com ideias e desenvolver seu trabalho com autonomia dificilmente deixarão a empresa. Mesmo com as investidas dos concorrentes, se houver um vislumbre de melhoria e oportunidades para o futuro, eles permanecerão leais e engajados.

5. Elabore dinâmicas para envolver os times

Em muitos casos é válido promover o encontro entre os times, mas não as reuniões cansativas com cobranças e estabelecimento de metas. É importante criar momentos descontraídos, que estimulem a interação para que os colaboradores se conheçam como pessoas.

As dinâmicas são excelentes oportunidades de se identificar afinidades e estabelecer uma relação saudável no ambiente de trabalho. Se os profissionais alcançarem um bom nível de proximidade, na hora que surgir um problema, a tendência é que todos se reúnam para juntos encontrarem a melhor solução.

6. Promova ações de networking e benchmarking

Existem empresas de diversos segmentos e outras tantas atuando com os mesmos produtos ou serviços. Estimular os colaboradores a se aproximarem de profissionais do mercado pode ajudar a compreender como se comportam diante de desafios similares.

Por mais que as empresas tenham culturas e métodos de atuação diferentes, o fato de ter o mesmo tipo de negócio pode ser um ponto positivo. As ações de networking e benchmarking podem ocorrer em meio a eventos como feiras, palestras, fóruns, em que os colaboradores são inscritos.

Todo o comportamento organizacional dos colaboradores está condicionado ao modo como a empresa conduz seus processos e envolve sua força de trabalho. A Organizational Behavior tem a importante missão de coletar informações, mapear o que será analisado e propor ações diferenciadas.

A melhor forma de fazer isso é contar com o apoio especializado de uma empresa como a UGlocal Business Education. Por meio de uma masterclass conduzimos uma experiência de aprendizagem com a participação de profissionais referenciados no mercado.

Nosso trabalho tem como foco o desbloqueio das potencialidades profissionais e, consequentemente, uma mudança no comportamento organizacional que favoreça todas as ações promovidas pela OBM.

Se você achou que este post fez sentido, venha participar da nossa próxima masterclass. Aproveite também para conhecer o conceito e já chegar dominado o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *