Sociedade 5.0: a evolução da informação no futuro

A Sociedade 5.0 é uma iniciativa do governo japonês. Ela tem a ver com a busca pela construção de uma sociedade do futuro. Nessa sociedade, inovação e tecnologia são vistas como responsáveis por gerar maior conforto para as pessoas.

Em outras palavras, é um esforço do governo para criar uma experiência na qual o desenvolvimento tecnológico é centrado nos seres humanos. Mais especificamente, na busca por soluções viáveis para sua qualidade de vida.

A sociedade 4.0 é a qual vivemos atualmente. Ela é marcada pelo acesso à informação que gera valor. Já na sociedade 5.0, a ideia é que exista um sistema que conecta o espaço virtual com o real, acumulando dados. Para tanto, essas informações são armazenadas no ciberespaço, onde a inteligência artificial atua para devolver esses dados captados em forma de soluções viáveis para o dia a dia das pessoas.

É sobre isso que vamos tratar mais a fundo agora.

A origem do conceito de society 5.0

A ideia é simples. Após um novo recorde no número de idosos no país, o governo japonês passou a desenvolver esse projeto. Sua proposta era melhorar a qualidade de vida do seu povo a partir da tecnologia.

A Sociedade 5.0 tem o foco na criação de uma sociedade apta a resolver internamente os maiores desafios sociais. Para tanto, era preciso que as cidades se desenvolvessem de maneira a aperfeiçoar seus valores e serviços em função do conforto para a população mais idosa.

Nesse sentido, recursos já presentes na chamada indústria 4.0 seriam adotados. Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial, robótica, economia compartilhada, entre outros.

Em resumo, a Sociedade 5.0 é uma proposta. Seu objetivo é usar a tecnologia para compreender a situação de diversos setores do país para que os dados sejam convertidos em um tipo de Inteligência Artificial. Por meio dela serão entregues as soluções.

As organizações sociais que já foram vividas

O conceito de Sociedade 5.0 é uma evolução daquilo que vivemos até os dias de hoje. Podemos dizer que até então, conhecemos outros 4 tipos de sociedade. São eles:

  • A Sociedade 1.0, baseada na caça;
  • A Sociedade 2.0, baseada na agricultura e na domesticação de animais;
  • A Sociedade 3.0, baseada na indústria, iniciada com a Primeira Revolução Industrial;
  • A Sociedade 4.0, baseada na informação, iniciada com a criação da internet e a globalização.

O interessante é que observando esse quadro evolutivo fica fácil entender que a Sociedade 5.0 nada mais é do que a consequência de um processo no qual os recursos foram sendo criados e apropriados pelos seres humanos. E agora chegou a fase em que as soluções mais sofisticadas alcançam seu patamar mais avançado.

Como a indústria 4.0 e a Sociedade 5.0 se fundiram

Para que a Sociedade 5.0 surgisse seria necessário atingir um grau tecnológico elevado. E é nessa lógica que a Indústria 4.0 se mostra essencial.

A indústria 4.0 compreende soluções como a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, a Cloud Computing e Big Data, entre outros. Logo, somente em virtude da existência dessas soluções é que unir o universo físico com o virtual se tornou possível.

A realidade é que a indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, como também é chamada, foi a responsável por permitir que a tecnologia extrapolasse os interesses comerciais a ponto de fazer com que inovações técnicas e científicas se concentrassem de maneira mais incisiva no bem comum.

Os objetivos da Sociedade 5.0

Melhorar a sociedade  a partir de um uso racional de dados extraídos via recursos tecnológicos é o que visa a Sociedade 5.0. Pensando na proposta japonesa, isso tem a ver com a implementação de uma tecnologia para diferentes setores da sociedade.

Como ela funciona

A iniciativa busca a criação de toda uma estrutura e estratégias para que as observações tragam insights em tempo real. A expectativa é que as informações de Big Data via Internet das Coisas sejam capazes de captar os dados e convertê-los em soluções de Inteligência Artificial. Será ela que tornará possível a oferta de benefícios para os diferentes setores carentes da sociedade japonesa.

De acordo com uma lista de prioridades, o governo oferecerá produtos e serviços de acordo com a demanda identificada. Tudo isso pensando no bem-estar social.

Seus desafios

O grande desafio é atender a uma demanda enorme, o que é comum para vários países. Por isso, o governo japonês tem definido as prioridades dos próximos anos. Será em função delas que as soluções serão pensadas, com especial atenção para o segmento da população que não se insere na idade produtiva.

Essas prioridades são as seguintes.

  1. Saúde.
  2. Mobilidade.
  3. Infraestrutura.
  4. Comunicação.
  5. Internet das Coisas.
  6. Autenticação.
  7. Produção de alimentos.

A importância da definição dessas prioridades é a de criar um futuro para o país de maneira estratégica. Assim, os setores mais importantes para gerar um ambiente próspero e como qualidade de vida tendem a ser identificados de modo que, todo o progresso seja concentrado neles.

A importância do conceito de experiência para essa sociedade

Dentro de uma lógica empresarial, vale a pena ter atenção em relação como essa transformação deve afetar o futuro. O fato é que pensar na experiência do cliente é um importante primeiro passo para superar suas expectativas.

Assim, qualidade de vida, inclusão, sustentabilidade, entre outros, certamente são benefícios que a Sociedade 5.0 trará e que proporcionará impactos na sociedade dos próximos anos. Logo, na busca por relevância, é preciso colocar o foco no bem-estar do consumidor e nas transformações que as soluções empresariais conseguem oferecer.

O exemplo japonês, no caso, o lançamento do 5.º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, foi lançado em 2016, com políticas para serem implementadas até 2021.

Além deles, outros exemplos que podem ser citados aparecem no uso da telemedicina, que diminui a presença física de profissionais da saúde mesmo em operações mais complexas, e no de veículos autônomos, nos quais a IA e a Internet das Coisas permitem o deslocamento dos carros mesmo sem pilotos.

Entendeu o que é a Sociedade 5.0 ou Society 5.0? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *