Transformação digital nas empresas: como potencializar esse processo?

A transformação digital nas empresas modificou espaços, comportamentos e pensamentos, criando, até mesmo, novos ambientes de trabalho. E os gestores de hoje estão inseridos nesse contexto de mudanças rápidas e constantes.

Para um bom executivo, sempre será importante acompanhar as tendências. As mudanças também são oportunidades, e quem está devidamente atualizado pode se antecipar e sair na frente, tendo mais chances de se desenvolver profissionalmente.

Neste conteúdo, abordamos a transformação digital nas empresas e como gestores e executivos podem potencializar os resultados. Continue a leitura e esteja ainda mais preparado para os desafios do mercado de trabalho!

As dimensões da transformação digital nas empresas

A transformação digital mudou os meios em que as atividades são realizadas. Com ela, a tecnologia da informação se tornou o suporte básico para gerir com eficiência, vender produtos, realizar estratégias de marketing, entre outros processos.

Conforme o trabalho de David L. Rogers, em “A Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital”, o processo de transformação digital acontece em cinco dimensões fundamentais.

1. Clientes

A abordagem da empresa em relação aos clientes deixa de ser a comunicação em massa, e o público passa a não ser encarado apenas como um simples agregado de pessoas.

Os consumidores estão conectados pelos mais variados dispositivos e mídias. Assim, o foco em um cenário de transformação digital seria alcançar essas redes de consumidores, em que as pessoas se comunicam e influenciam reciprocamente suas decisões de compra.

2. Competição

A competição já não é um processo rígido, em que empresas com produtos e serviços similares disputam espaço. Mesmo organizações de segmentos diferentes podem lutar pela influência junto ao consumidor final.

Basta imaginar, por exemplo, que um bar pode estar vazio não porque existe um estabelecimento melhor na região, mas porque as pessoas ficaram em casa assistindo a uma série em streaming.

Igualmente, essa fluidez abre espaço para cooperação entre antigos concorrentes diante de desafios mútuos, por exemplo, ameaças regulatórias.

Em síntese, quem é o concorrente passa a variar cada vez mais segundo o contexto e as circunstâncias.

3. Dados

Os dados são outro domínio em que a transformação digital nas empresas é nítida. Isso porque, o custo para utilizá-los nunca foi tão baixo.

Na prática, pranchetas deram lugar a planilhas, que, por sua vez, foram substituídas por softwares que coletam dados o tempo todo. Além disso, as ferramentas de análise, mesmo estando cada vez mais sofisticadas, estão igualmente mais acessíveis.

4. Inovação

O baixo custo para levantar e utilizar dados abre espaço a um novo modelo de inovação. 

A expectativa de planejar tudo e ter um produto acabado dá lugar a experimentação, rapidez em colocar a solução em funcionamento, coleta de feedback, aprendizado contínuo, etc. Não à toa, a cultura ágil é um dos temas mais atuais da gestão.

5. Valor

A proposta de valor das empresas é cada vez mais mutável. Devido à ação dos concorrentes e às mudanças nas necessidades dos consumidores, a gestão precisa promover a constante evolução do negócio. Só assim, será capaz de lidar com as mudanças e manter a capacidade de agregar benefícios para o público.

Os benefícios da transformação digital

Quando a empresa consegue se adaptar às mudanças, a transformação digital será responsável por inúmeras vantagens competitivas. Veja os principais benefícios!

Agilidade Operacional

A operação está cada vez mais virtual e automatizada. Assim, as empresas passam a ter mais velocidade em suas atividades, e o tempo dos colaboradores deixa de ser alocado em ações de baixo valor agregado, como tarefas repetitivas.

Decisões embasadas

Os dados são um embasamento muito mais seguro para tomar decisões. Com eles, os gestores conseguem entender melhor as situações e realizar intervenções com maiores probabilidades de sucesso.

Qualidade na entrega

As soluções das empresas estão em constante aprendizado e melhoria, usando da experimentação e feedback para evoluir. É comum, por exemplo, ver a aplicação do ciclo PDCA (planejamento, execução, checagem e ajuste).

Processos mais eficientes

As atividades das empresas são realizadas com menor custo e maior produtividade. São incontáveis as tecnologias que podem auxiliar os gestores, melhorando a capacidade de enxergar os processos da empresa e realizar as intervenções necessárias.

Como colocar em prática?

A transformação digital nas empresas depende do entendimento das diferentes dimensões e da realização de mudanças. Para isso, alguns pilares precisam estar muito bem construídos.

Contar com recursos de análise de dados, automação e inteligência

Os dados são o ponto-chave para a transformação digital. Coletar, interpretar e compartilhar informações com agilidade e eficiência será o começo da adaptação da empresa às novas tecnologias.

Conte com softwares que virtualizem processos e tragam automação. Igualmente, busque soluções de inteligência que, com análise de dados, embasem os planos e decisões da empresa, realizando mudanças mais efetivas.

Modificar a cultura da empresa

A tecnologia da informação precisa ser parte do modo de ser da empresa. Inovação, intraempreendedorismo, agilidade e adaptação são alguns dos valores organizacionais que podem fazer a diferença nesse novo contexto.

O processo começa com mudanças externas: políticas, normas, tecnologias utilizadas, treinamentos, etc. Porém, precisa ser reforçado e contar com ações para sensibilizar os colaboradores, de modo que, pouco a pouco, a empresa desenvolva um novo modo de ser.

Desenvolver líderes para inovação

O desenvolvimento dos líderes é uma estratégia importante para consolidar os novos valores e implementar atividades apoiadas na tecnologia. Quem está à frente das equipes precisa ser um promotor da inovação e “vender” a transformação digital junto aos colaboradores.

Para gestores e executivos que desejam crescer profissionalmente, a necessidade de líderes nesse processo cria oportunidades. Aquele que primeiro se desenvolve e mantém-se atualizado em relação à transformação digital sairá na frente.

Para quem deseja sucesso, é importante manter-se atualizado, criar boas redes de contatos e aprendizado — de forma ágil e otimizada. Assim, terá mais valor a agregar para empresa no mundo digital.

Na UGlocal, buscamos aproximar os gestores e executivos aos profissionais e temas-chave para o crescimento de suas carreiras, em masterclasses internacionais. Nela, reunimos referências, nacionais e estrangeiras, para auxiliar o próximo passo, como promoções e mudanças de carreira.

Os eventos acontecem por meio de imersões, geralmente, em dois dias. Além das aulas e palestras, são realizadas sessões de perguntas e respostas com intervalos de networking, para que os profissionais consigam trocar conhecimentos e experiências. 

Já foram abordados temas como cultura ágil, lucratividade digital, liderança transformacional e diversos outros.

Como a transformação digital nas empresas é um processo inevitável, a masterclass pode acelerar o crescimento da carreira. Afinal, facilita o acesso ao conhecimento das principais tendências e inovações, bem como desenvolve as competências para lidar com essas mudanças.

Para conhecer esse modelo, acesse o site da Uglocal e confira as soluções de educação para gestores e executivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *