Conheça as vantagens da Web 3.0 para empresas

As vantagens da Web 3.0 dizem respeito às diversas inovações que podem beneficiar as empresas e líderes. O conceito se refere à nova maneira como ocorre a interação no mundo digital, agrupando uma série de características.

Na Web 1.0. existe uma relação em que as pessoas acessam conteúdos estáticos, sem interações. Por sua vez, a Web 2.0. trouxe essa nova dimensão, com as redes sociais, compartilhamentos e participação do usuário na produção de conteúdo. Então, chegamos a Web 3.0 e seu modelo de dados compartilhados e interação descentralizada.

Neste conteúdo, explicamos quais são as tecnologias que fazem parte da nova internet e quais são os benefícios para empresas e líderes. Continue a leitura!

As características da Web 3.0

A Web 3.0 é marcada por um conjunto de avanços tecnológicos. Mais do que nunca, o foco está no usuário, o que se reflete na maneira como nos conectamos e temos acesso ao conteúdo digital.

Velocidade de conexão

Já é perceptível que a internet é cada vez mais rápida. Em duas décadas, passamos de aguardar quase um dia inteiro para carregar um vídeo online para transmissões ao vivo em 4k. Esse avanço, que já deu um salto com a fibra óptica, será ainda maior se pensarmos em novos modelos, como o 5G e a internet por satélite.

Nova arquitetura

Outra mudança é a maneira como os dados são compartilhados e armazenados. A ideia, que ganha mais espaço na Web 3.0, é o usuário ser o senhor de suas informações. Aliás, a interoperabilidade de sistemas, em que podemos usar as informações em diferentes plataformas, estará mais presente. É o que acontece, por exemplo, nos celulares, em que o usuário da conta do Google ou da Apple libera o acesso à diversos aplicativos.

Privacidade e transparência

O novo momento conduz a um uso de dados mais transparente e com maior respeito à privacidade. Vemos esses elementos se tornando parte da proposta de valor das empresas, quando aplicativos apontam a criptografia de ponta a ponta, a possibilidade de apagar dados armazenados e a segurança da informação como diferenciais dos seus produtos. Os aplicativos de mensagem que oferecem esse tipo de segurança são:

  • Telegram;
  • E-chat;
  • Obsidian;
  • ySign.

Web semântica

Os avanços na inteligência artificial possibilitaram tecnologias capazes de entender a linguagem humana. Mecanismos de busca, análises de dados e inteligência de negócios estão mais aprimoradas, representando uma das principais vantagens da Web 3.0.

As vantagens da Web 3.0 para empresas e líderes

A nova internet é rica em novas oportunidades e melhorias para os negócios. Por isso, líderes e empresas precisam ficar atentos às vantagens da Web 3.0.

Para as organizações, é uma maneira de construir diferenciais ligados ao core business, bem como de participar de novos segmentos de mercado.

Para os líderes, pode ser um caminho para crescer na carreira, entregando as competências de que as empresas necessitam nesse novo contexto. Conheça as vantagens a seguir.

Descentralizar operações e aumentar a segurança

A maneira de se conectar estará mais descentralizada. A blockchain tem um papel importante nessa mudança. Em vez de uma autoridade central que se conecta com todos os dispositivos, a conexão acontece com redes de usuários.

Nesse sentido, é uma conexão descentralizada, pois depende das pessoas em rede, e não de uma organização centralizadora. Igualmente, é chamada de “peer to perr”, ou seja, de usuário para usuário.

A descentralização tende a melhorar sistemas de segurança. Perceba que não bastaria fraudar um dos dispositivos. Como a maioria da rede define a conformidade da operação, e as redes podem ter um número incontável de usuários, aumenta-se a proteção contra fraudes.

Usar da capacidade de interpretar a informação

Os dados se tornaram um ativo indispensável. Identificar necessidades, entender o comportamento do consumidor, melhorar campanhas de marketing, avaliar resultados e diversas outras ações são mais eficazes graças à inteligência artificial, machine learning, big data etc.

À medida que a capacidade de transformar a matéria-prima bruta (dados) em conhecimento aumenta, ampliamos também as oportunidades de negócios. Podemos ver um pouco dessa capacidade, por exemplo, no Wolfram Alpha.

Diferentemente de buscadores como Google e Bing, a proposta do Wolfram é usar a inteligência artificial e o entendimento da linguagem humana para responder diretamente às questões. Ou seja, a tecnologia não lista uma série de páginas ou trechos, mas processa a informação e oferece uma solução. Além disso, aprende com as interações para aperfeiçoar a abrangência e precisão das respostas a longo prazo.

O aumento da capacidade de interpretação das máquinas pode ser vista também nos assistentes de voz, como Siri, Cortana e Alexa. É possível realizar diversas automações por comandos direcionados a esses softwares, como ligar dispositivos residenciais, acionar aplicativos, realizar buscas e comprar itens online.

Negociar no mercado de criptoativos

Outra característica que pode trazer oportunidades de negócios é a participação no mercado de criptoativos. Já abordamos acima como funciona a blockchain e seu modelo de usuários em rede, que permite a validação descentralizada e segura de transações.

A tecnologia ficou conhecida pela aplicação às bitcoins. Posteriormente, surgiram outras criptomoedas, como Etherium, Binance Coin e Ripple. Sem contar que, os bancos centrais já estudam a possibilidade de moedas virtuais, como o Real Digital.

Acontece que, além das possibilidades de pagamento e investimento dos diferentes modelos de moedas digitais e criptomoedas, surgiram as NFTs. As NFTs seriam registros digitais únicos, que servem para individualizar um bem físico ou virtual. Na prática, o símbolo infungível (non-fungible token, NFT) cria possibilidades de apropriação e negociabilidade.

A apropriação diz respeito a identificar claramente o proprietário de algo, que será quem tem a NFT, por exemplo, um artista que criou um token para uma obra. Já a negociabilidade ocorre com a possibilidade de venda dessas NFTs, transferindo os direitos relacionados a elas.

Considere, para ilustrar, que uma empresa desenvolve um produto e transfere para outra, mediante a cobrança de royalties. O direito aos royalties poderiam ser transformados em NFTs, criando diversos tokens não fungíveis equivalentes à participação de cada comprador.

Posteriormente, a empresa poderia negociar os tokens e receber o dinheiro, enquanto os adquirentes assumiram os riscos (o produto pode ser um sucesso e remunerar os investidores, ou não). Além disso, cria-se um mercado secundário, pois os portadores das NFTs podem negociar com outros interessados.

Estar presente no metaverso

Outra inovação com novas oportunidades é o metaverso. A proposta dele é mudar a maneira como produzimos e consumimos conteúdo digital.

Hoje, acessamos páginas, como sites, aplicativos, redes sociais e blogs, quando precisamos realizar compras, obter informações, interagir com amigos etc. No metaverso, existe um mundo digital, e o conteúdo é consumido indo às localidades.

Assim, por exemplo, o consumidor não acessaria a página de uma loja de roupas, mas iria até o local no mundo virtual em que ela está localizada (com recursos de navegação, como teletransportar, dirigir um veículo virtual ou simplesmente caminhar até o local). Lá, com seu avatar, seria atendido por um colaborador que também comanda um personagem online.

É algo que já acontecia em jogos eletrônicos, mas com o metaverso existe a conexão com o mundo real. No exemplo, seria possível não apenas comprar uma roupa virtual, mas receber a compra real em sua residência.

Por que buscar uma capacitação?

As vantagens da Web 3.0 representam oportunidades de crescimento, tanto para empresa como para profissionais. São soluções abertas à inovação e ao empreendedorismo. Afinal, Blockchain, NFTs, Inteligência Artificial e Metaverso não trazem um número limitado de funcionalidades, podendo ser aplicados a contextos além dos previstos inicialmente.

Estar capacitado é fundamental, e a UGlocal traz soluções para que gestores e executivos conheçam a Web 3.0. Por meio das masterclass executivas, oferecemos um programa virtual, customizado e imersivo com grandes líderes e convidados de renome.

Nele, os principais especialistas vão abordar não apenas as vantagens da Web 3.0, mas suas aplicações reais em diferentes contextos de negócios. Logo, é uma forma de gestores e executivos se prepararem para esse novo momento do mercado.

Conheça agora mesmo as masterclasses executivas e aproveite as oportunidades de negócio da Web 3.0!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *